O que é Psicanálise, quais suas funções e o que faz um Psicanalista?

Conheça um pouco melhor sobre a função do psicanalista e o conceito de psicanálise.

Vitor Rodrigues Correia

11/17/20241 min read

O que é Psicanálise, quais suas funções e o que faz um Psicanalista?

Muitas pessoas possuem dúvidas acerca do exercício da psicanálise, bem como, do que é a própria psicanálise. O início da psicanálise data em meados do século XIX e início do XX, com o médico neurologista Sigismund Scholomo Freud, que depois adotou o nome Sigmund Freud nas suas assinaturas oficiais.

A psicanálise é uma teoria, um método, um conjunto epistemológico de conhecimento, uma forma de psicoterapia (sem entrar no mérito de cura), uma ciência (sem blá-blá-blá). Todos sabemos o quão essa discussão não chega a lugar algum. A psicanálise é o conjunto disso tudo e a base de suas análises são as questões inconscientes e subjetivas da mente humana. São as camadas mais profundas da nossa mente e de nossa subjetividade.

Sua forma de lidar com o sofrimento é distinta da própria psicologia. Não há um período de tratamento (o que na psicologia também não há). Portanto, genericamente, é um processo relativamente longo, no entanto, mais profundo e bem consolidado. Nessa sociedade atual, os sujeitos querem respostas prontas e rápidas, o que acaba dificultando na escolha por um profissional psicanalista. Questão essa que o próprio psicólogo também não tem (respostas prontas, nem rápidas).

O psicanalista atende em seu consultório pessoas com questões sexuais, sociais, conjugais, alguma patologia: depressão, ansiedade, TDAH, borderline, bipolaridade (transtorno maníaco-depressivo), pessoas que possuem algum tipo de psicose – melancolia, esquizofrenia ou paranoia – caracterizadas por alucinações e delírios, além de fobias e perversões – fetiche, masoquismo ou sadismo – dentre tantas outras formas de sofrimento e angústias no geral.

Alguém que você conhece ou até você mesmo passa por algum tipo desses sofrimentos? Entre em contato, quero lhe escutar!